Dicas - Carreira
Antes da entrevista: Nervos à flor da pele

 

Antes da entrevista: Nervos à flor da pele

 

 

Se você é um simples mortal saiba que dor de barriga, enjôo, tremedeira, dor de cabeça, frio na barriga e tontura são alguns dos sintomas mais comuns quando mudanças esperadas ou inesperadas acontecem na sua vida.

 

No momento da entrevista de emprego não é diferente e, em alguns casos, fortes candidatos são descartados pelo fato de estarem dominados por essas sensações indesejáveis, a ponto de prejudicá-los em sua apresentação.

 

O jovem que está à procura de sua primeira oportunidade no mercado de trabalho sofre ainda mais com isso. Está em uma fase de transição, abandonando a escola e a rotina quais já estava acostumado, para enfrentar o mercado de trabalho, um ambiente desconhecido e, por esse motivo, até um pouco assustador.

 

O Instituto Via de Acesso dá dicas para o jovem aprender a lidar com essas mudanças e não perder o controle da situação.

 

 
  • Além dos sintomas citados acima, algumas pessoas também sentem mãos dormentes, suor excessivo, falta de ar, tensão e dores musculares, aumento de alergias e, no caso das mulheres, até atraso na menstruação. Desde que esses sintomas não se tornem um estado permanente, não precisa procurar um médico, porque boa parte das pessoas sente o mesmo nessa situação;
 
  • Não guarde tudo para si. Converse com alguma pessoa de confiança, um parente ou amigo próximo, e conte sobre a sua ansiedade. Explique o que está sentindo e verá que desabafar com alguém ajuda a relaxar;
 
  • Procure trocar idéias com uma pessoa mais experiente. Pais, professores ou profissionais de sua confiança são pessoas que podem ajudar nesse momento, contar sobre suas próprias experiências e até dar algumas dicas;
 
  • Respire fundo, dê uma boa analisada no seu currículo e reserve alguns minutos para refletir sobre você mesmo. Conhecer bem seu currículo e a si mesmo fará com que você se sinta mais seguro no momento da entrevista e a segurança é uma poderosa arma a seu favor.
 
  • Antes de ir para a entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Informe-se sobre a visão e objetivos dessa empresa e o papel dela no mercado. O conhecimento alivia a tensão e pode se tornar um ponto positivo durante o processo de seleção.
 

INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site