Dicas - Carreira
Os 7 erros de Postura em uma entrevista de Emprego.

Os 7 erros de Postura em uma entrevista de Emprego.

Fonte: Revista Exame

 

 

Durante uma entrevista de emprego, que não é um dos momentos mais confortáveis na vida das pessoas, elas acabam cometendo erros que podem valer a vaga. Segundo o Presidente do Instituto Via de Acesso, Reinaldo Polito, mestre em Ciências da Comunicação e professor de expressão verbal, “Normalmente, os candidatos não têm consciência de que estão cometendo uma falha, e isso os leva a armadilhas”.

 

O nervosismo é um dos maiores motivos para deslizes, “Quando a pessoa está muito nervosa, fato comum quando se sente avaliada, costuma apresentar comportamentos negativos e prejudiciais às suas pretensões”, complementa.

 

Fatores que devem ser lembrados constantemente é que o corpo também fala e que se é necessário prestar atenção não somente no que se fala, mas em sua postura durante a entrevista. Por mais difícil que seja controlar esses sintomas, há formas de evitar que erros apareçam. O principal método a ser considerado é o autoconhecimento e quanto mais processos seletivos você participar, melhor você vai se comportando neles, adquirindo assim experiência.

 

Saber também quais são as características do cargo para o qual você está se candidatando é primordial. “Veja, por exemplo, que tipo de competências e experiências são exigidas para que o profissional assuma a função. Dessa forma, você poderá dirigir suas respostas e o rumo da conversa para suas qualificações que se adequem ao que a empresa necessita”, recomenda Polito.

 

Veja a seguir os erros mais comuns durante entrevistas de emprego.

 

1. Agir com arrogância:  Durante a entrevista, não é legal parecer uma pessoa que se basta ou que é a melhor de todas. Quando o candidato se apresenta com ar prepotente e vaidoso, acaba criando resistências e antipatias desnecessárias.

 

2. Esconder-se do entrevistador: Nem se gabar demais, nem se esconder demais. Não se preparar para a entrevista e não saber trazer bons exemplos de comportamento, ou traduzir sua experiência em resultados, são pontos negativos. Os sinais, nesse caso, são vários, como fugir constantemente com os olhos, esfregar mãos nervosamente e cruzar e descruzar pernas.

 

3. Falar demais e se perder nas respostas: Fale de maneira natural e espontânea.  Por isso, mostre energia, envolvimento e interesse ao falar.

 

4. Parecer indeciso: Não mostre que você deixou-se levar pela vida. Esse candidato mostra que não sabe fazer escolhas e que não tem um plano de carreira.

 

5. Usar vícios de linguagem: Eles são típicos dos candidatos que estão nervosos. Mas você deve evitá-los ao máximo. "Não use 'né?', 'tá?' ou 'entende?' ao final das frases. Expressões como 'tipo assim e 'na verdade' e outros ruídos desnecessários como ã e é nas pausas das frases também não são bem vistos”, diz Polito.

Cuidado com palavras rebuscadas e redobre a atenção com os estrangeirismos. “Você pode usar termos técnicos, mas não exagere. Lembre-se de que o entrevistador não é especialista na sua área”, adverte Polito.

 

6. Abusar da presença de espírito: Usá-la em alguns momentos é até proveitoso, mas não tente bancar o palhaço. “Excesso de brincadeiras só atrapalha”, indica o professor. A ironia fina e o humor sutil demonstram inteligência e preparo intelectual. Piadas pesadas e de humor rasteiro estão vetadas, já que podem levar à vulgaridade.

 

7. Mentir: É importante que você faça uma lista dos desafios profissionais que superou e dos resultados que conquistou. “Mas não minta, pois isso será uma grave falha na avaliação do recrutador”, aconselha Polito. Dê informações que o valorizem, mas não invente.

 


INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site