Sabemos que nos últimos 10 anos, o Brasil teve um avanço significativo na diminuição da taxa de desemprego, mas o PIB (Produto Interno Bruto) que tem por função indicar toda a produção de riqueza do país, não era uma preocupação brasileira até 2009, tornou-se uma das causas da falta de criação de novos empregos e contratações no próximo ano. No ano de 2012, o índice de crescimento de novos empregos não ultrapassou a margem de 1,1%.
Mas nem todas profissões serão afetadas com este baixo índice, algumas carreiras na web, por exemplo,
se sobressairão no mercado, confira:
Analista de SEO
Cada vez mais empresas possuem uma extensão do seu trabalho na internet, mesmo que seja para divulgar a sua instituição, conteúdos interessantes ou vender produtos em suas lojas virtuais. Mas para que os seus sites se destaquem em detrimento dos seus concorrentes é preciso que eles sejam elaborados e “alimentados” utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
O SEO trabalha com a melhora de sites para que ele alcance uma excelente colocação nos motores de busca (sem a necessidade de publicidade) através do aprimoramento das meta-tags e até mesmo de uma reformulação geral do site.
Salário: R$ 1.100 à R$ 2.800, variando conforme o tempo de experiência do profissional.
Especialista em Mobile Marketing
A partir da popularização dos Smartphones no Brasil e outros dispositivos moveis, como os tablets, o setor de Mobile Marketing encontra um cenário propício para continuar crescendo exponencialmente.
O profissional tem que entender como funciona o mercado de mobile marketing, quais quais são os principais publishers e, principalmente, como se posicionar neste meio de acordo com a marca.
Salário: não informado.
Profissional de Links Patrocinados
Uma pesquisa realizada pela Covario neste ano mostra que empresas investiram certa de 30% a mais em links patrocinados, se comparados com o mesmo período do ano de 2011.
O profissional desta área tem um perfil mais analítico e estratégico. Além de um bom relacionamento com o cliente, ele precisa ser ágil – já que é possível monitorar os resultados de uma campanha praticamente em tempo real. Requer domínio das ferramentas de links patrocinados e certificação em Google AdWords Certification e Yahoo! Search Marketing.
Salário: não informado.
Analista de Mídias Sociais
O que antes não atribuía grande atenção por parte de grandes empresários e companhias, atualmente é tido como indispensável. Boasestratégias no meio digital, principalmente no que diz respeito à presença nas mídias sociais são fundamentais para o sucesso das empresas.
Por serem ferramentas gratuitas e uma forma eficaz de estreitar o relacionamento com o cliente, é preciso se capacitar para entrar neste mercado.
Os profissionais desta área geralmente são formados em marketing, relações públicas, jornalismo, publicidade, entre outras. Mas não basta apenas ter uma formação, é importante ter inglês fluente, ser proativo, saber liderar projetos, ter experiência em monitoramento e geração de conteúdo.
Salário: varia entre R$ 8 mil e R$ 15 mil, dependendo do porte da empresa.
Fonte: Site Exame.com
|