O que encanta os recrutadores no processo de seleção?!
O perfil técnico e comportamental, valores e competências são primordiais para a contratação de profissionais. Mas existem outros fatores que fazem com que o candidato saia na frente nas entrevistas de emprego.
Esses aspectos são validos para diferentes tipos de contratação e seleção de diferentes níveis hierárquicos, como estagiários, trainees e executivos de alto padrão. Conheça-os:
1. Comunicação
O profissional deve ter a comunicação como seu cartão de visitas. Saber expor com clareza e trazer informações relevantes sobre projetos dos quais participou e apresentar os pontos principais da trajetória profissional são indicadores de uma habilidade valorizada pelas empresas.
2. Reputação e Relacionamento
A trajetória anterior do profissional é um ponto geralmente investigado em um processo seletivo. Por isso, é importante saber o que o mercado “diz” sobre você e quais marcas que você imprimiu nos lugares pelos quais passou. Quem mantem um bom relacionamento com ex-chefes e colegas de trabalho ganha pontos, lembre-se disso.
3. Planejamento
Ter um plano de carreira, abordar esse tema na entrevista e o principal, ele condizer com a missão, cultura e valores da empresa aumentam chances de alcançar o sucesso, por conta das escolhas mais assertivas, fica mais perto de fisgar os recrutadores.
4. Capacidade de tomar decisão
Alguns cargos demandam grande mudança na vida dos profissionais. Propostas para trabalhar em outras cidades, estados e até países, precisam ser avaliadas com cuidado, para que os impactos familiares e profissionais sejam levados em conta antes de tomar a decisão.
5. Inteligência emocional
A análise de características comportamentais ganha força nos processos seletivos. Afinal problemas desta ordem lideram a lista de motivos das demissões nas empresas.
Saber lidar com emoções é um diferencial e resulta em mais chances de sucesso nos processos seletivos.
6. Iniciativa
Pró-atividade e interesse são considerados diferenciais de peso pelos recrutadores. Encarar oportunidades de carreira como desafios e estar sempre atento à demanda do mercado são exemplos de como colocar a inciativa em prática.
Fonte: Exame
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