Dicas - Carreira
Como deve ser o currículo de um estagiário ou recém-formado?

Como deve ser o currículo de um estagiário ou recém-formado?

Fonte: Exame

No início da carreira, o currículo do jovem estudante e do profissional recém-formado devem ter os mesmos cuidados de um profissional já com experiência no mercado. É importante enfatizar no currículo o potencial, mencionando todos os conhecimentos adquiridos durante a faculdade.

 

É importante utilizar palavras que se identifiquem habilidades que você aprendeu ou utilizou na universidade ou no trabalho, destacando cada conquista obtida até o momento.

 

 

Exemplo: o tema do seu trabalho de conclusão de curso ou algum trabalho mais específico, como iniciação cientifica.

 

O que deve conter no currículo?

 

Inicie o documento com seus dados pessoais e de contato, - endereço, telefone e e-mail, se por acaso tiver contas nas redes sociais, coloque como podem te encontrar, por exemplo, no twitter @fulanodetal. Em seguida mencione seu objetivo profissional, deixando bem clara a área de atuação de seu interesse, por exemplo, “Estágio na Área Administrativa” e evite declarações como esta “Procuro uma posição desafiadora, que permita que eu atualize os meus talentos, com bom potencial para crescimento profissional e salário compatível com minhas habilidades”.

 

Os próximos itens são Formação Acadêmica e Idiomas. Algumas informações como escola de primeira linha e idiomas fluentes são utilizados como critério de seleção, portanto, são características que merecem destaque no currículo.

 

 

O passo seguinte é informar sobre a sua Experiência Profissional. Caso nunca tenha trabalhado, valorize o currículo incluindo atividades não remuneradas, estágios, projetos especiais, pesquisas e trabalhos voluntários, de forma que desperte o interesse do empregador de alguma forma.

 

Itens como prêmios, honrarias, citações, bolsas escolares e nomeações pertencem ao item Atividades Extracurriculares ou Destaques. Use a ordem cronológica invertida, da mais recente a mais antiga informação.

 

Os Cursos Complementares voltados à área de seu interesse devem ser mencionados no final do currículo.

 

A falta de experiência profissional não deve ser vista como um obstáculo, afinal o estagiário/trainee será recrutado justamente para aprender a desenvolver suas habilidades e conhecimentos adquiridos durante a faculdade. De qualquer forma, no currículo deve-se enfatizar a sua dedicação, os seus objetivos, seu comprometimento e suas expectativas, sempre realistas.

 

 

Uma outra alternativa bastante utilizada por estagiários e recém-formados é a carta de apresentação. Ela visa à divulgação do perfil profissional de forma resumida por meio de uma estrutura cursiva, sem preocupação com tópicos, o que ajuda em casos de profissionais com pouca experiência. Devem ser mencionados somente os pontos positivos de forma a demonstrar o seu poder de contribuição à empresa.


INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site