Empresa - NOTÍCIAS E DESTAQUES
Avenida Paulista realiza diversas ações na semana da mobilidade

Prevenção a acidentes de trânsito

 

Avenida Paulista realiza diversas ações

na semana da mobilidade

 

 

Campanha “Paulista a Pé”, que ocorre entre os dias 22 e 28 deste mês, terá atividades abertas para crianças, jovens, adultos e idosos; trabalho é uma iniciativa conjunta da Associação Paulista Viva, do Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista e do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

 

São Paulo, 19 de setembro A partir da próxima segunda-feira (22), quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro, a Av. Paulista será palco de diversas ações direcionadas à prevenção de acidentes de trânsito na região, com atividades para crianças, jovens, adultos, idosos e até pets. A campanha “Paulista a Pé”, que se estenderá até domingo (28) e integra a Virada da Mobilidade, terá abertura no Conjunto Nacional, com a exposição “Brincandando”, da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil).

 

As atrações ocuparão toda a Avenida Paulista, pela qual circulam todos os dias 1,5 milhão de pessoas. Haverá show de música, oficinas, caminhadas, inclusive com animais de estimação, e encontro direcionado ao público da terceira idade. Os eventos são abertos (veja abaixo a programação completa) e os interessados em participar deverão utilizar uma peça de roupa ou um acessório na cor amarela, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para simbolizar o movimento internacional “Maio Amarelo”, cujo objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da redução no número de mortes e feridos no trânsito.

 

Além de marcar o Dia Mundial Sem Carro, setembro também é o mês do pedestre. Por isso, o evento “Paulista a Pé” quer despertar a atenção da população sobre o papel do transeunte na prevenção de acidentes. No ano passado 1.515 pessoas morreram atropeladas no Estado de São Paulo, média de quatro casos por dia. Do total de ocorrências verificadas, quase a metade (722) foi registrada na capital e em cidades da região metropolitana, de acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado no início deste mês. Com 61 mil vitimas fatais no trânsito em 2012, segundo dados do DPVAT, o Brasil é hoje o quinto no mundo nessa área e, com esse número de pessoas, seria possível lotar estádios de futebol como o Fonte Nova (Salvador) e o Beira-Rio (Porto Alegre).

 

O evento “Paulista a Pé” é uma iniciativa do Fórum de Debates Av. Paulista, criado em julho último com o objetivo de discutir e propor soluções que levem à prevenção de acidentes no trânsito no coração financeiro da cidade e promovam uma convivência pacífica entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Na ocasião também foi lançada a campanha “Eu Posso e Vou Fazer mais Por um Trânsito Seguro na Avenida Paulista”.

 

O fórum tem à frente o Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, a Associação Paulista Viva e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), idealizadores do projeto. O grupo conta com o apoio do “Comitê Amarelo”, formado por representantes de diversas empresas e entidades instaladas na região e responsável pela coordenação dos trabalhos.

 

As ações do fórum, que se estenderão até 2015, são norteadas por uma agenda positiva que conta com os seguintes temas para os próximos meses: outubro (segurança das crianças no trânsito), novembro (memória das vítimas de trânsito), dezembro (férias/viagens), janeiro (obrigatoriedade do uso airbag/ABS), fevereiro (carnaval), março (animais), abril (paz no trânsito).

 

 

Programação

 

Segunda-feira (22)

Abertura da exposição “Brincandando, a cidade é para todos”, no Conjunto Nacional. Organizada pela Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil), que busca promover o direito de brincar, a mostra reunirá cerca de 30 fotos com experiências da instituição em diversos locais de São Paulo e da América Latina. Também participam da exposição a Red Ocara, rede latino-americana de experiências e projetos sobre cidades, artes, arquitetura e espaço público dos quais participam crianças, e o SampaPé, que propõe às pessoas descobrir e vivenciar a cidade a pé.

 

Terça-feira (23) às 14h

Caminhada Infantil do Conjunto Nacional até o Parque Trianon. Cerca de 50 alunos da Escola Rodrigo Alves, localizada na Avenida Paulista, farão um passeio até o Parque Trianon, sob a coordenação do IPA Brasil, da Red Ocara e do SampaPé. Durante o trajeto, os estudantes terão orientação sobre segurança no trânsito.

 

Quarta-feira (24) às 19h

Happy Hour, com caminhada do Conjunto Nacional até o Shopping Paulista. Além da conscientização sobre a segurança no trânsito, o evento quer estimular uma confraternização diferente após o trabalho, associada à saúde e ao bem-estar.

 

Quinta-feira (25)  às 12h

Lanche com Rock no Parque Mario Covas, com show aberto da banda CABEÇATIVA. Participarão cerca de 100 jovens do Instituto Profissionalizante Paulista (IPP) e do Instituto Via de Acesso. Os aprendizes do Via de Acesso, localizada na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, farão uma caminhada da entidade até o parque, no qual o tema segurança no trânsito dividirá espaço com a música.

 

 

 

Sexta-feira (26) às 12h

Almoço no Parque Mario Covas, com orientações sobre os caminhos para um trânsito seguro.

 

Sábado (27) às 10h

Paulista Quatro Patas, caminha com animais de estimação da Casa das Rosas até o Parque Trianon.

 

Às 16h

Contação de história no parklet da Rua Padre João Manoel, organizada pela Associação de Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil).

 

Domingo (28), às 8h30

Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, promovido mensalmente pelo Instituto Ortopedia & Saúde (IOS). Durante o evento, serão realizados exames médicos gratuitos (retirada de senhas às 8h30), exercícios físicos monitorados por profissionais e palestras.

 

Comitê “Maio Amarelo”  de apoio ao fórum

 

Idealizadores:

Kátia Issa Drügg - Presidente do Rotary Club São Paulo Av. Paulista

Antonio Carlos Franchini (Presidente) / Dra. Vilma Peramezza (Presidente do Conselho Deliberativo) – Associação Paulista Viva

José Aurélio Ramalho - Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

 

 

Apoiadores

Alessandro Ferro - Programa Trânsito Seguro

Andrea Martins – Atitude Terra

Cláudio Donizetti – Gaisa Assessoria Empresarial

Diogo Diniz Vieira, 1º Tenente – Corpo de Bombeiros

Capitão Sheila Cristina Cunha – Polícia Militar

Elisabete Antolino - IPP (Instituto Profissionalizante Paulista)

Gianpaolo Granato e Marcela Arone – Studdio GGA

Irene Quintáns - Red Ocara (IPA Brasil)

Jarde Honorato Silva / Ruy Leal– Instituto Via de Acesso

Jorge Gomes - Express Pack

Marcelo Nonato – Instituto Nacional de Formação e Especialização Profissional (NFESP)

Marco Antonio Jordão - Avenida Paulista.com

Maurício Januzzi Santos – Presidente da Comissão de Direito Viário da OAB/SP

Patrícia Almeida – Martins RH

Wilton Olivar Assis - Administrador dos Parques Trianon e Mario Covas

Sônia Martinêz – Fonte da Notícia Comunicação e Negócios

 

 

 

 

 

 

 


INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site